segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Vida e Obra

William Shakespeare


 William Shakespeare nasceu no dia 23 de abril de 1564, na cidade de stratford-on-avon, filho de John Shakespeare, um artesão bem sucedido e Mary Arden. Frequentou a escola por um tempo até que a ruína financeira de seu pai o obrigou a interromper os estudos e começar a trabalhar, por volta dos 12 anos de idade. Casou com Ann Hathaway com quem teve 3 filhos, Susanna, e os gêmeos Judith e Hamnet. Alguns anos mais tarde transferiu-se para Londres onde atuou como ator e dramaturgo, para as maiores companhias teatrais da época. Como dramaturgo obteve grande reconhecimento e fama, alcançando também certa prosperidade econômica e podendo, assim, deixar de trabalhar como ator. Afastou-se do teatro por volta de 1613 e morreu aos 52 anos de idade, de causa desconhecida, em 23 de abril de 1616. 

 Durante sua vida publicou apenas 2 poemas narrativos - Vênus e Adônis e O Rapto de Lucrécia e um livro de sonetos, considerado dos mais belos de toda poesia universal até hoje. Somente após 7 anos de sua morte sua obra completa foi compilada e editada pela primeira vez graças ao trabalho de dois amigos seus.
 Dentre essa primeira edição, mantém-se o costume de dividir a obra teatral de Shakespeare em  três categorias: comédia, tragédia e drama histórico. Entre as mais conhecidas comédias de Shakespeare contam-se: A Comédia dos Erros, A Megera Domada, O Mercado de Veneza, A Tempestade, Muito Barulho por Nada, Sonho de uma Noite de Verão. Entre os dramas históricos incluem-se Henrique IV, Henrique V, Ricardo III. Algumas tragédias são: Antonio e Cleópatra, Julio César, Otelo, Macbeth, Hanlet, Rei Lear, Romeu e Julieta.  Tornando-se assim o maior autor inglês de todos os tempos.




Bibliografia: 
Sonhos de uma Noite de Verão-William Shakespeare
Adaptação Isabel de Lorenzo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário